quinta-feira, 20 de março de 2008

Atentado de 11 de setembro



Por Joandre Oliveira Melo
No decorrer da história do Homem grandes catástrofes acometeram a humanidade, grandes monumentos ao Homem foram erguidos e grandes avanços foram alcançados.

Desde a antiguidade os Homens se degladiaram; o Homem matou o seu semelhante para roubar-lhe a terra, conquistar grandes territórios, acumular riquezas e em nome de Deus. As cruzadas, por exemplo, são um grande exemplo do levante de Homem de fé católica contra Homens de Islâmica. No fundo são todos Homens, caso a nossa ciência não esteja errada, vieram do mesmo útero africano, porém, em nome da fé católica e instigados pelo sumo pontífice, massacraram o povo árabe, sem contudo, obter, definitivamente, o que realmente alegavam. A cidade santa de Jerusalém caiu diante do poder islâmico.

Marx já afirmava que a religião e as motivações decorrentes de ideologias beligerantes, não eram suficientemente fortes para promoverem, por si só, as terríveis investidas dos Homens contra seus semelhantes. A grande motivação, segundo Marx, estava na manutenção da propriedade privada. Um permanente conflito pela propriedade era a causa da motivação destruidora e exploração dos Homens por seus semelhantes. Esse conflito, às vezes velado, podia ser identificado em cada momento da história da humanidade, sempre atrás de alguma catástrofe ou de grandes avanços ou, ainda, na evolução progressiva da humanidade, promovendo um avanços das forças produtivas e dos meios de produção. Quando alterava-se todo o processo, abaixo dos acontecimentos subjetivos e das relações sociais travadas pelos Homens, ou seja, na infraestrutura; tudo que estava "acima", decorrente desse processo manutenção da existência, também alterava-se inaugurando uma nova ordem.

Recentemente, fomos espectadores da mais sensacional manifestação do conflito descrito por Marx, desde o final da segunda grande guerra com as explosões de bombas atômicas em cidades japonêsas: Os atentados às torres gêmeas em 11 de setembro de 2001. Poderemos, daqui há alguns anos, contar aos nossos netos, caso o planeta subsista, sobre a grande odisséia do Homem e narrar o fato o qual presenciamos. Porém, as ignominiosas peripécias do Homem constaram desse relato.

(*) Acima as terríveis imagens do atentado de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Zg6kLhReKmQ, 20/03/2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pelo seu comentário.