sábado, 10 de abril de 2010

Ciência, razao, fé e filosofia

Desde o século XIX, quando o deslumbramento em relação à ciência teve como consequencia uma certa idolatria desse tipo de conhecimento, muitas pessoas acreditam ingenuamente que o saber científico pode dar resposta a todas as questões com que os seres humanos se defrontam, sendo, dessa maneira, dispensáveis a Filosofia, a Teologia e a Religião, o que constitui um equívoco. Muitas indagações existem que não podem ser sequer enfrentadas pelos cientistas precisamente, porque os métodos próprios da ciência não possibilitam responder tais indagações. Perguntas da maior importância para qualquer indivíduo - como, por exemplo: Qual o sentido da existência dos seres humanos? por que existe o mal? - não podem ser respondidas por meio do método indutivo. Para questões como essas só podemos buscar resposta nas especulações da Filosofia e Teologia, assim como nas doutrinas religiosas. Já se vê, portanto, que não existe incompatibilidade entre o saber científico, de uma lado, e, de outro, a Filosofia, a Teologia e a Religião, pelo simples fato de que estas últimas se ocupam de problemas que estão fora do âmbito da ciência.
___________________
Referências:
VILA NOVA, Sebastião. Parte I - Sociologia, cultura e sociedade. In.: Introdução à Sociologia. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2009 (p.34).

Um comentário:

  1. Joandre, não sei se vc leu, mas saiu uma reportagem na VEJA (capa: Isabella Nardoni), uma das últimas, sobre a obrigatoriedade do ensino da Filosofia e da Sociologia nas escolas. Foi a coisa mais ridícula que eu li. Eles chegam a afirmar: "Matemática que é bom..."
    Flávio

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário.