segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Chia, emagrece mesmo?

Chia, a semente que beneficiará sua saúdeUma semente originária da Colômbia e México vem se tornando mais conhecida em nosso país, embora muitos ainda não conheçam seus benefícios. Semente da planta Sálvia-holandesa.
Ele já era usado pelos povos que habitavam as regiões de origem há mais de mil anos e, nesses lugares seu consumo é básico e há certa reverência aos seus poderes funcionais, já que este grão é conhecido como o alimento da força, acredita-se, por manter os trabalhadores andinos em condições respiratórias normais, mesmo em grandes altitudes, como é característica daquele lugar.
Riquíssima em antioxidantes, 100g da semente, cerca de 8 colheres de sopa, contém a mesma quantidade de antioxidantes que 2,5 quilos de tomates! O poder de defesa dessa semente se assemelha à castanha do Pará, ao alho e à maçã. Os 100g de chia também tem tanto magnésio quanto 200g de nozes, tanto cálcio quanto 0,5 litros de leite, e ferro como 1kg de espinafre. Cálcio e magnésio quando associados beneficiam demais aos ossos e dentes, isso quer dizer que o consumo da semente previne, entre outras coisas, a osteoporose.
A chia é extremamente nutritiva, possui em sua composição várias vitaminas do complexo B, além de minerais, como zinco, cobre e potássio, sendo 100g de chia, equivalentes a duas bananas grandes quanto ao potássio. Além disso, esse é o grão mais rico em proteínas, chegando a 20% de sua composição. Além de tudo, seu consumo ajuda a perder peso.

Entenda como Chia funciona

A chia possui um ácido chamado alfalinolênico, derivado do ômega 3. É um tipo de lipídio com ação anti-inflamatória que deixa as células menos propensas a estocar a gordura que não é saudável.
Além disso, a semente têm cerca de 35,9 g de fibras solúveis e insolúveis a cada 100 g de sementes, o que proporciona a diminuição do apetite.
Isso ocorre porque as fibras solúveis que revestem a chia formam uma espécie de gel ao entrar em contato com a água ou com o líquido de outros alimentos, aumentando em até doze vezes o tamanho da semente e ocupando uma boa parte do estômago, o que dá a sensação de saciedade mais rapidamente durante as refeições.
O esvaziamento gástrico também é reduzido, fazendo com que o indivíduo demore a sentir fome e reduza em até 20% o consumo diário de calorias, segundo o estudo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
As fibras insolúveis, por sua vez, são responsáveis pela redução dos níveis de açúcar no sangue e regulam o intestino, diminuindo o inchaço abdominal.
Tudo isso, garante a perda de 3 kg em 15 dias se a dieta for feita com rigor.

Como consumir a chia
A chia pode ser usada na alimentação de crianças, adolescentes e gestantes. Praticantes de atividades físicas também podem se beneficiar do consumo desta semente, já que estes indivíduos necessitam de maior aporte proteico quando comparados a indivíduos sedentários. Misture uma colher de sopa (10 g) de chia com 1/2 xícara (75 ml) de água e deixe hidratar por meia hora, mexendo de vez em quando. No final desse tempo, um gel terá se formado. Tome uma colher de sopa do gel 30 minutos antes das principais refeições. A chia não tem absolutamente gosto nenhum e tem uma textura idêntica às sementes de tomate. Outra dica é juntar o gel à papa de aveia (depois de pronta), vitaminas de frutas, e no iogurte. O gel de chia pode ficar na geladeira por até três dias, sem perder os nutrientes.

Advertências
O Nutrólogo Celso Cukier, do Hospital do coração de São Paulo, adverte que não basta apenas ingerir Chia antes das principais refeições e ao longo do dia, sem, contudo, manter uma dieta de alimentos ricos em carboidratos e gorduras, não resolve. O ideal é fazer uso contínuo da semente por longos períodos de tempo, evitar alimentos calóricos e, principalmente, buscar a orientação de um nutrólogo para uso seguro do alimento.
______________________________
FONTES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pelo seu comentário.