terça-feira, 8 de março de 2016

Oito de março de 2016 - D I Mulheres

A postagem de hoje é uma homenagem às mulheres. Mulheres companheiras dos Homens na busca da compreensão de nossa existência. Um passo dado rumo ao desconhecido, elucidar aquilo que não conhecemos, formular hipóteses, testá-las e fundamentar uma teoria. Mulheres e Homens juntos, como deve ser, assim poderemos alcançar algo mais do que os Homens tentaram sozinhos.

O vídeo acima apresentado pela psicóloga e neurocientista May-Britt Moser, agraciada com o prêmio Nobel de fisiologia de 2014, sobre a descoberta de de um sistemas de posicionamento no cérebro de cobaias (ratos) em laboratório.

May-Britt e Edvard Moser mapeavam as conexões no hipocampo de ratos movendo-se em uma sala de laboratório quando descobriram um padrão de atividades em partes próximas em seus cérebros. Observaram que certo número de células eram ativadas quando os ratos passavam em posições hexagonais preestabelecidas. Às células nervosas os cientistas chamaram de "Grid cells" (Grade de células) que permitiam a localização precisa das marcas dos cientistas. Por essa descoberta May-Britt and Edvard Moser dividiram com John O'Keefe o Nobel de medicina no ano de 2014.

No vídeo May-Britt Moser explica o que acontece no cérebro de um rato quando ele explora os arredores. Para ver o vídeo clique aqui
_______________
Tradução livre do texto disponível em: http://www.nobelprize.org/mediaplayer/index.php?id=2604&utm_source=RuleMailer&utm_medium=Email&utm_term=Moser%20clip%20%28text%29&utm_content=Subscriber%2364943&utm_campaign=2016%20March - 08.03.2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pelo seu comentário.