quinta-feira, 22 de abril de 2010

Ciência e ideologia

O mais gostoso das aulas de Sociologia, sem dúvida, é sua preparação. Em um momento, preparando-me para falar sobre ciência, deparei-me com o belo texto abaixo. Jamais pensei encontrar uma pérola como esta em um livro sobre economia:

Poucas pessoas se dão ao trabalho de estudar a origem de suas próprias convicções. Gostamos de continuar a crer no que nos acostumamos a aceitar como verdade. Por isso, a maior parte de nosso raciocínio consiste em descobrir argumentos, para continuarmos a crer no que cremos.
J. H. Robinson


Poucos se aventuram a entender a demanda efetiva, analisada por John Maynard Keynes(1883-1946) em sua obra; O excerto da obra de Joan V. Robinson(1903-1983), abaixo, detêm-se a examinar o assunto:


Nessas condições [o que os economistas chamam idade de ouro], a taxa de salários reais se eleva na mesma proporção que a produção por trabalhador. O custo da mão-de-obra em termos de seu produto permanece constatnte para cada empregador, permanecendo também constante a taxa de lucro sobre o capital. O consumo das famílias dos trabalhadores e das famílias dos capitalistas se eleva no mesmo compasso de elevação da produção de bens de consumo. Toda a economia permanece em equilibrio nas condições de uma idade de ouro. A elevação contínua da demanda se dá em compasso com a elevação contínua da produção potencial, mantendo assim a tensão da economia. As expectativas de lucro sobre o investimento são continuamente confirmadas e renovadas. O investimento é mantido a um ritmo que permite a concretização dos benefícios do progresso técnico.
A parcela representada pelos salários na composição da renda líquida, da mesma forma que a razão entre o valor do capital e a renda líquida, se mantêm constantes com o passar do tempo.

Joan V. Robinson(1903-1983)
____________________

Referências:
ROBINSON, Joan Violet. Demanda efetiva. In.: Ensaios sobre a teoria do crescimento econômico. Trad. Paulo de Almeida. São Paulo: Nova Cultural, 1997. (p.219).

J.H. Robinson. Universidade Pensilvânia. Depto. de História. Disponível em: http://www.fordham.edu/halsall/source/constance1.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pelo seu comentário.