sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Comentário a um amigo


Não poderia deixar de comentar o seu post. O senhor CARLOS ALBERTO LIBÂNIO CHRISTO( Frei Betto) é um cara excepcional. É um em um milhão. Gostaria em algum momento de conversar com ele... Adepto da teologia da libertação - da qual tenho grande admiração, capaz de tirar a Igreja Católica e sua imutável hierarquia do seu sono dogmático e confrontá-los com a realidade, realidade do povo de Deus que tem fome: de pão, de justiça - ele é um homem que acima de tudo sabe que os homens precisam e escreve cada palavra no seu devido momento... É sempre um prazer ler os textos que ele escreve...

Quanto a alusão a sócrates, hoje andando pelo Shopping Del Rey em Belo Horizonte, onde fui passear com a minha família, desfrutar um pouco das maravilhas capitalistas, observava algo parecido. Nas lojas de brinquedos onde avolumavam-se pessoas e crianças todas bem vestidas, alimentadas e "felizes", carregando enormes sacolas com parafernálias eletrônicas que provavelmente não durarão mais do que uma semana e, logo servirão para aumentar todo aquele lixo que levará séculos para ser degradado pelo ambiente e ser reintegrado à terra. Era uma visão paradisíaca, tudo muito perfeito, tudo muito bom, o mundo realmente é tudo de bom. Porém, ao sair do shopping, a apenas alguns metros deparei-me com uma família maltrapilha, esquálida (para não dizer faminta) e "triste", vagando sem destino. Então disse aos meus filhos, que também vislumbravam aquela cena: Acabamos de sair do paraíso e caímos no limbo, só que esse limbo não é a morada do demônio, ele não fez nada para criá-lo; os homens o criaram, eu e outros homens... Fomos colocados sob um sistema cruel, porém, nada fazemos para mudá-lo.

Não pude deixar de pensar, se eu estava ali, ao lado de Beatriz - no paraíso Dantesco -, alguém deveria estar ocupando o meu lugar no limbo...

Joandre
16 de Dezembro de 2007 16:19

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pelo seu comentário.