sábado, 18 de dezembro de 2010

Aos meus alunos, com carinho II

Concluindo mais um ano de trabalhos no ensino médio, pronunciei algumas palavras, que espero, meus alunos do 3º ano do ensino médio relembrem algum dia.

Como vocês estão vivendo um momento feliz, hoje, nós os professores os vivemos alguns anos atrás. Como vocês, eu também alisei muita cadeira de escola pública. Diverti-me, sofri, desesperei, amei, fui abandonado, senti-me sem forças, às vezes sem esperanças, enfim.

Tudo que passei misturam-se entre conhecimento e doces recordações de professores que passaram e cravaram fundo suas setas em meu ser. Não me lembro de muitos (a maioria), que apenas passaram...

Mas, a cada ano eu esperava "o professor", aquele que sua seta fizesse sangrar meu ser e incutiria-me o algo que esperava... a cada ano esperei e os anos passaram... Depois de longo e tortuoso caminho, fui pescado pelas redes da docência. Só ai pensei; será que eu não posso ser este professor que tanto busquei... Talvez eu pudesse... Mas, é muito difícil ser o professor, uma luta feroz, que se mostra, às vezes vã, outras parece apontar o caminho, o fato é que: ser professor já é grande responsabilidade, ser "o professor" é algo inexprimível.

Assim escrevi algumas palavras para meus queridos alunos.

"Gostaria de erguer minha taça em brinde aos vencedores. Venceram mais uma batalha. Infelizmente a Guerra não nos é permitido vencer, mas '... é de batalhas que se vive a vida ...'

Como dizi o poeta: 'A pior coisa que pode acontecer ao homem é seu sonho se realizar. Portanto, sonhem, sonhem muito; ouse, a cada dia, a cada momento, tente desesperadamente realizá-los e quando os tiver realizado, sonhem novamente. É um eterno retorno.

Nem todas as batalhas poderemos vencer, mas aprenderemos com elas. E, quando confrontarmos o nosso destino, não teremos medo dele, nem remorso, partiremos para os campos elíseos, onde repousam aqueles que fizeram e não temeram os seus erros, mas aprenderam com eles."

Dedicado aos meus alunos do ensino médio da Escola Estadual Francisco de Assis Viana, disciplina Sociologia.
_________________________
(*) Imagem: Idealização dos campos elíseos, o paraíso do mundo dos mortos, disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_WOeXy7ff00Q/Ry9ym21AQ6I/AAAAAAAAAxU/084lJCOnhsw/s320/01+Campos+El%C3%ADseos.jpg, 18/12/2010 01:59.

3 comentários:

  1. batalhas, sim, batalhas de aprender, sim ainda, mas ... a vida tem que ser um pedaço mais que batalhas!

    no jogo do xadrez, também dizemos sim a aprender com os erros, de preferência com os erros dos outros!!

    e quanto ao sonho, terceiro sim!!!

    ;_)))

    ResponderExcluir
  2. Que a mensagem chegue a todos os alunos.
    Que eles possam deixar o mundo um pouco melhor. Um grande sucesso,
    Terezinha

    ResponderExcluir
  3. Joandre
    Que bom que você tem todo esse carinho pelo ofício de professor, pois a educação precisa muito de profissionais assim.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário.