domingo, 12 de maio de 2013

A minha mãe com carinho...

Hoje comemora-se o dia das mães. Ao longo deste dia, os filhos visitam suas mães abraçando-as, declarando seu amor ou, até mesmo, o não amor. Enfim, é o dia das mães; lembranças, recordações, choros, expressão dos sentimentos do ser humano.

Neste dia, como não tenho minha mãe, pois, ela não está mais entre nós, fisicamente, porém, em minha memória os seus feitos perambulam saudosos. Abaixo, transcrevi um fragmento de minhas lembranças, um poema que ela sempre recitava para meus irmãos e eu.




Na Serra da Mantiqueira
(Gastão Formenti)

Na Serra da Mantiqueira
Sob a fronde da mangueira
Que ela em moça viu plantar,
Sentadinha no seu banco,
Lá na encosta do barranco,
Mãe Maria vai sonhar.

Dos amores do passado
Só lhe resta um filho amado
Que lhe dá felicidade.
Ele é todo o seu encanto,
Sua vida, o fruto santo
Da longínqua mocidade.

E nas nuvens que, correndo,
Vão no céu aparecendo
Pra no ocaso descansar,
Ela vê os belos dias
De venturas e alegria
Que não mais hão de voltar.

Eis, porém, que veio a guerra
Abalando toda a serra
Com o rugido do canhão.
E a velhinha amargurada
Viu seu filho lá na estrada
sumir num batalhão.

Segurando o rosário,
No seu banco solitário,
Mãe Maria reza agora,
Pede a Deus ardentemente
Que lhe mande o filho ausente
Que já tanto se demora.

E, numa tarde, ao sol poente,
Ela escuta de repente
A voz meiga do rapaz,
Que lhe diz, tal como em vida:
"Muito em breve, mãe querida,
Lá no Céu me encontrarás!"

3 comentários:

Agradeço pelo seu comentário.