domingo, 9 de novembro de 2014

Discurso para minha filha debutante

À minha filha debutante;

Minha filha! A juventude começa justamente onde os contos de fadas não significam mais nada. Começa quando aquela desgastada frase do fim de toda estória que nos contam – “E viveram felizes para sempre...” –, não faz mais nenhum sentido. Parece terrível! É como arrancar de dentro de nós, todo o colorido da vida.


Realmente é assim: a vida não é uma estória contada certeira com um único final feliz. Você aprenderá que Príncipes encantados e felicidade para sempre, não existem. Na vida não há garantias, nada que não seja consequência do que fazemos ou omitimos ou dizemos. Qualquer um poderá prometer-lhe o maior diamante do mundo; talvez, alguém possa ofertar-lhe um, mas ninguém poderá prometer-lhe que a vida será um jardim de rosas. Mas, se alguém prometer-lhe tal coisa, não iluda-se, jamais poderá cumprir.

No caminho você encontrará pessoas especiais de uma doçura e suavidade inexplicáveis. E você verá que mesmo não existindo príncipes encantados tais pessoas a surpreenderão.
Você aprenderá que nada melhor na vida do que um dia depois do outro. Talvez, a felicidade não resida em nenhum ou em todos os dias, tomando-os por inteiro; no entanto, sentirá que momentos felizes podem existir.


É possível que você queira mudar o mundo; é normal, todos nós em algum momento de nossas vidas queremos fazê-lo. Cuidado! Talvez o mundo não precise ser mudado: tudo que mudamos nele deu errado, até agora! Talvez, devêssemos mudar a nós mesmos e aceitar a natureza como mãe protetora e não como um ambiente malévolo de quem devemos nos proteger.


Talvez, você não saiba, ainda, que beijos não são contratos que seu coração é frágil pode e certamente partir-lho-ão em muitos pedaços; talvez, tantos que não pareça ser possível algo partir-se assim, mas, lembre-se que o mundo não para para você juntar os pedaços.


Nunca meça o outro através de seus olhos, pois, sempre erramos nos cálculos. Cada um deve ser quem é ou aprendeu a ser, cabe você compreendê-los e os aceitar como são, pois, podem estar dando o melhor de si. Apesar disso, não se submeta ao outro, nunca confie sua felicidade à mercê de outras mãos que não as suas próprias, pois, nenhum homem recebeu de nenhum Deus ou da natureza ou de quem quer que seja o direito de governar a vontade do outro.


Cultive a liberdade. Separe um tempo, um espaço ou algo só para você. Não seja perdulária, mas não gaste toda a sua vida acumulando. Se a sorte sorrir para você sorria de volta...


Nunca deixe que o outro faça aquilo que você deve fazer. Busque sempre sua independência material, emocional e intelectual. Não permita que as dificuldades da vida esmoreçam seu ânimo e nunca espere alguém cuidar de você.


Embora seja tarefa difícil, procure não cultuar ídolos e mitos; eles são como gênios do mau induzem o comportamento e inibem o pensamento.


Procure ser justa, no entanto, saiba que o homem é justo o tanto que um homem pode ser; logo, você verá muita injustiça.


Finalmente, minha filha, busque sempre, esteja sempre atenta e procure sempre aprender, lute pelo saber diletante, aquele, que os utilitaristas não conseguem apreender.


Enfim, mesmo em sua juventude, saiba o quão fugaz somos. Lembre-se que a vida de um homem escoa de um túmulo ao outro.


Finalmente, não seja desmedida, mas viva intensamente cada momento de sua vida.


De seu pai, que a ama tanto.
Joandre. 31.10.2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pelo seu comentário.