quinta-feira, 5 de abril de 2012

Fragmentos V

 O excerto abaixo, para mim, demonstra a genialidade da minha escritora preferida. Clarice era um universo de ideias, sensações, sentimentos. Era uma autêntica porta-voz da alma humana.

As críticas, de um modo geral, não me fazem bem. A do Álvaro Lins (...) me abateu e isso foi bom de certo modo. Escrevi para ele dizendo que não conhecia Joyce nem Virginia Woolf nem Proust quando fiz o livro, porque o diabo do homem só faltou me chamar de representante comercial deles. Não gosto quando dizem que tenho afinidades com Virginia Woolf (só li, aliás, depois de escrever o meu primeiro livro): é que não quero perdoar o fato de ela se ter suicidado. O horrível dever é ir até o fim...
__________________
Referências
LISPECTOR, Clarice. Carta a Tania Lispector Kaufmann. In.: BORELLI, Olga. Clarice Lispector: esboço para um possível retrato. 2ª ed., Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981, p. 45.
(*) foto de Clarice Lispector disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_kYBeP7yJxTM/TUS6AEkUBSI/AAAAAAAAAZc/2f3hixzAxS8/s1600/clarice-lispector.jpg, 05.04.2012 13:31.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pelo seu comentário.