segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Ateus e laicos

Sobre a questão, que circula nos principais jornais, a supressão da frase "Deus seja louvado" das cédulas de real.
Acredito, não ser desejo de nenhum ateu ou agnóstico. Afinal, ateus e agnósticos não querem outra coisa senão viver em paz com o resto da sociedade. Obviamente, existem aqueles militantes como o sr. Richard Dawkins e o saudoso sr. Saramago, ambos com ampla erudição e argumentações rebuscadas contra do ascetismo religioso.
Observo que existe uma supremacia das manifestações religosas dos devotos da Igreja Católica Apostólica Romana; no entanto, tais manifestações, se causam algum transtorno a alguém, deve ser àqueles de outras divisões do cristianismo ou de outras culturas religiosas provenientes dos diversos recantos da terra. Todavia, ao ateu e ao agnóstico não causa nenhum transtorno.
Penso, ainda que, o debate torna-se improfícuo -- diante de tantos assuntos importantes que temos a tratar, tantos malefícios que os homens causam aos outros homens -- que, sinceramente, entendia-me tamanho falatório. Não acho que deva-se mudar algo, contudo, se o poder concedente acatar a mudança, isto não afetará em nada a vida dos sofridos brasileiros nem para melhor, nem para pior. Portanto, deixemos esta contenda de lado e tentemos buscar a convivência pacífica, ajudando-nos reciprocamente para o avanço de nosso país e, para diminuir o sofrimento daqueles que ainda são excluídos de acesso aos bens produzidos por todos.
Esta é a minha bandeira; como agnóstico penso sempre no outro, na humanidade, em uma irmandade de homens.

Um comentário:

  1. Joandre... es como dices en un pàrrafo... el debate es inùtil...como està occurriendo aqui en Argentina en polìtica.
    Hay dos bandos, los que estàn a favor del gobierno y los opositores.
    Estos ùltimos no tienen a quien poner para que los represente, son de varios partidos que al unirse todos quieren ser presidentes.

    ¡¡¡ interesante tu nota !!!

    un beso
    ( saca las letras para los envios van tres veces y no pasa )

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário.