segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Apresentação


Neste Blog tentarei trazer para o público algo sobre a obra do eminente filósofo francês, Henri-Louis Bergson (1859-1941), prêmio Nobel de Literatura de 1927. Sua incrível sensibilidade e seu fabuloso e metódico trabalho na concepção de uma linha para estudos Metafísicos na filosofia, trouxeram à luz uma nova abordagem do "objeto".

Utilizando-se do termo Intuição, seu principal conceito, como forma de absorver a essência do objeto estudado, em sua plenitude e, conceber a sua unicidade no Universo, apresenta-nos uma estratégia de abordagem completa do objeto.

Em sua principal obra a "Evolução criativa", podemos nos deliciar com a eloqüênte apresentação sobre o método da Intuição. A clareza com que expõe suas idéias é fenomenal, a elegância com que aborda a teoria do "vir a ser" de Heráclito, modelando-a como se fosse um escultor meticuloso, desmontando-a pedaço por pedaço para construir e fundamentar sua tese, é como se produzisse uma obra de arte. A forma literária com que aborda os temas tornam a leitura muito agradável e conduzem o leitor pelos intricados caminhos da Metafísica. É como se conduzisse o leitor pela mão até ao entendimento da matéria. Os seus exemplos bastante empíricos são como a luz que aplaina a escuridão revelando-nos o caminho.

Eu aconselho a todos que se interessarem por filosofia e pela metafísica, que lessem os escritos de Henri Bergson.

Tentarei trazer mais comentários sobre as obras de Bergson futuramente. A medida que as analisar. Exporei neste espaço também os textos produzidos por mim e análise de leituras de outros escritores e filósofos. Espero que gostem da produção exposta neste espaço.

Mais informações nos sites: http://www.kirjasto.sci.fi/bergson.htm, http://afilosofia.no.sapo.pt/10bergson.htm, http://mnemosyne.blog-city.com/henri_bergson_o_filsofo_da_intuio.htm
http://www.marcelproust.it/gallery/bergson.htm

2 comentários:

  1. Este blog promete! Quero receber as atualizações dele. O tema é palpitante.

    ResponderExcluir
  2. Olá Joandre!
    Vou acompanhar suas reflexões.
    Um abraço,
    Flávio MS

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário.